COMUNICADO
LEIAJornada online e gratuita acontece nas manhãs de 24 e 25 de maio no Youtube do Ceert
A 1ªJornada Anansi - Observatório da Equidade Racial na Educação Básica acontece em 24 e 25 de maio e marca o lançamento da plataforma Anansi que tem como objetivo monitorar e sistematizar informações para o controle social do cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 nos sistemas de ensino brasileiros.
As mesas de debates contam com especialistas e pesquisadores vinculados ao Edital de Pesquisa sobre Equidade Racial na Educação Básica, coordenado pelo CEERT. A apresentação de indicadores sobre a implementação da Lei 10.639/03 na Educação Básica, pesquisas sobre a Educação Escolar Quilombola e os desafios da equidade racial desde a educação infantil até o ensino médio compõem a programação.
A Jornada, com duração total de cinco horas, está distribuída nas manhãs dos dias 24 e 25 de maio, das 9h às 11h30 (ao vivo). As apresentações serão oferecidas gratuitamente a todos os interessados no Youtube do CEERT e os participantes poderão solicitar o certificado.
Os representantes das instituições parceiras do Anansi, Angela Dannemann (Itaú Social) e Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) se unem à Cida Bento, fundadora e conselheira do CEERT e Daniel Bento Teixeira, diretor executivo do CEERT, nas falas de abertura. Veja a programação detalhada abaixo.
Certificado de Participação. Para aqueles que acompanharem toda a jornada (2 manhãs de debate), o CEERT vai conceder Certificado de Participação.
Para fazer sua inscrição na primeira Jornada Anansi, acesse o formulário de inscrição pelo link a seguir:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Queremos a sua participação para a construção de uma escola onde a equidade racial e o respeito à diversidade estejam presentes!
Sobre a plataforma Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica constitui-se em dispositivo tecnológico com os objetivos de monitorar e sistematizar informações para o controle social do cumprimento da Lei 10639/2003-11645/2008 nos sistemas de ensino brasileiros. Articula redes de mobilização e ação coletiva antirracista no campo da educação básica e organiza e dissemina ferramentas e subsídios de intervenção junto aos movimentos que visam incidir nos poderes da união, estados e municípios, em defesa da construção da equidade racial nas escolas.
ANANSI – OBSERVATÓRIO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
1ª Jornada ANANSI - Equidade Racial na Educação Básica:
Indicadores e indicações de pesquisas intervenção: cenários regionais
Data: 24 e 25/05/2022
Horário: 9h00 – 11h30
O ANANSI se constitui como espaço de reflexão e ação coletiva, produção de indicadores, defesa dos direitos das crianças e adolescentes; com pesquisas e proposições para a educação com igualdade racial, antirracista e intercultural.
A 1ª JORNADA ANANSI concretiza o desejo de apresentar frutos da etapa de 2020 a 2022 das pesquisas intervenção do Edital Equidade Racial na Educação Básica*sintetizando informações fundamentais na leitura dos cenários da implementação da Lei 10.639/2003-11.645/2008 nas regiões de sua abrangência.
PROGRAMAÇÃO
1º DIA 24/05/2022 – Educação Escolar Quilombola – EEQ
9h00 – 9h30 – ABERTURA:
1ª Jornada “ANANSI” – Equidade Racial na Educação Básica – Cida Bento – Doutora em Psicologia, Psicóloga, Conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT
Fala Institucional:
Daniel Teixeira – Advogado e Diretor Executivo do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT,
Angela Dannemann – Mestre em Administração, Superintendente da Fundação Itaú Social,
Ricardo Henriques – Economista, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco
9h30 – 9h35 – Vídeo: Anansi - Kilombo Morada da Paz/RS
9h35 – 10h20 – MESA 1 – Educação Escolar Quilombola – EEQ
Mediador – Mário Rogério Silva – Mestre em Ciências Sociais PUC/SP; Diretor do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT; Diretor do Solidarity Center, AFL- CIO; Coordenador de Censos de Diversidade.
CENÁRIO 1: Educação escolar quilombola: desafios e oportunidades
Alan Alves Brito – Dr. em Ciências - Astrofísica Estelar (USP/SP); Professor Adjunto no Instituto de Física da UFRGS; Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Africanos da UFRGS; Coordenador do Projeto “Zumbi-Dandara dos Palmares: desafios estruturais e pedagógicos da Educação Escolar Quilombola para a promoção da equidade racial no Brasil do século XXI”, do Edital “Equidade Racial na Educação Básica”
Debatedor 1 – Ricardo Henriques – Economista, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco
10h20 - 10h50 – Debate
10h50 - 11h00 – Encerramento
2º DIA - 25/05/2022 - Educação da Infância / Adolescência e Juventude
9h00 - 9h05 – Boas-vindas – Daniel Teixeira – Advogado, Diretor Executivo do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT
9h05 - 9h50 - MESA 2 – Educação da Infância
Mediador – Delton Aparecido Felipe – Doutor em Educação, Professor da UEM/PR, Pesquisador Visitante da Fundação Getúlio Vargas/SP, Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Conselheiro Permanente do Conselho de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COMPED), Membro do Conselho de Igualdade Racial de Maringá/PR (COMPIR), Conselheiro Consultivo da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Paraná
CENÁRIO 2 – "Pertencimento racial e infâncias: caminhos possíveis para uma educação antirracista.”
Fátima Santana Santos – Mestra em Ensino das Relações Étnico-Raciais (UFSB); Coordenadora Pedagógica do CEMEI Dr. Djalma Ramos; Coordenadora do Projeto “Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista”, do Edital “Equidade Racial na Educação Básica”
Debatedor – Daniel Teixeira – Advogado, Diretor Executivo do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT
9h50 – 10h10 - Debate
10h10 - 10h15 - Vídeo: Anansi - Zélia Amador (UFPA), Doutora em Ciências Sociais, Professora da UFPA
10h15 - 11h00 - MESA 3 - Educação da Adolescência e Juventude
Mediadora - Sônia Dias - Doutora em Educação, Coordenadora de Implementação de Programas Sociais no Itaú Social.
CENÁRIO 3 – “Construindo caminhos para uma educação antirracista: contextos, práticas e formação”
Vanderleia Reis – Mestra em Educação e Formação Humana, professora de história, escritora e pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero; Ativista dos movimentos negro e de mulheres; Coordenadora do Projeto “Ressignificando as Relações Étnico-raciais e de Gênero: pensando os conteúdos, conhecimentos, saberes e práticas escolares a partir das africanidades”, do Edital “Equidade Racial na Educação Básica”
Debatedora – Wilma de Nazaré Baía Coelho/UFPA - Doutora em Educação, Professora da UFPA, Segunda Secretária da Diretoria e Integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd
11h00 - 11h20 - Debate
11h20 - 11h25 - Vídeo: O Baú de Histórias (de Anansi) - Lúcia Helena Gonçalves (Poeta e Graduanda em Produção Cultural/UFBA).
11h25 - 11h30 - Encerramento